Advogada traz informações úteis para os que estiverem a necessitar de informações básicas sobre morar em Portugal

Portugal é um país apaixonante. Não só pelas belíssimas paisagens, excelente gastronomia, mas também pelo acolhimento do seu povo.

Se deseja morar em Portugal, existem algumas informações que precisa saber:

1 – Venha legalmente. A legislação portuguesa oferece uma série de vistos aptos a se enquadrar em cada situação, seja estudante, empreendedor, aposentado ou investidor e vem ampliando as possibilidades de obtenção da nacionalidade portuguesa.

2 – Organize-se financeiramente. Mudar de país requer investimento e existirão despesas antes da mudança, com certidões, documentos, passagens e as despesas iniciais de arrendamento, mobiliar a casa e até mesmo compra de vestimentas adequadas para a estação. Pesquise preços de imóveis, serviços e sobre o mercado de trabalho antes.

3 – Conheça o local e a cultura. Não é só financeiramente que deve haver planeamento. Conhecer o destino e descobrir se realmente é capaz de se adaptar àquela cultura é fundamental para evitar arrependimentos.

4 – Imóveis. O Mercado Imobiliário está em alta, em especial o arrendamento, portanto, convém pesquisar bem os preços e a localidade que deseja.

5 – NIF. O número de identificação fiscal, ou número de contribuinte será essencial para todas as burocracias que virão, portanto informe-se como obtê-lo.

6 – NISS. O número de identificação na segurança social também será necessário e sua obtenção ficará a cargo do trabalhador, quando este é independente, ou da empresa quando existir contrato de trabalho.

7 – Utente. Para usufruir da saúde pública é preciso um número de Utente, obtido no Centro de Saúde de sua freguesia.

8 – Abertura de conta em banco. Uma vez inscrito nas Finanças poderá abrir uma conta bancária. Em Portugal existem alguns bancos sem tarifas, com serviços digitais, que podem ser uma boa escolha.

9 – Escolas. Se possui filhos em idade escolar e deseja inscrevê-los na rede pública existem alguns documentos e procedimentos a seguir, bem como um período anual de inscrições. Conseguir a inscrição fora deste período pode ser mais difícil.

10 – Viaje. São tantos lugares bonitos e opções de cultura e lazer em um país tão pequeno e ao mesmo tempo cheio de diversidade. Aproveite as estações do ano, as praias, os parques e a Serra para conhecer Portugal de Norte a Sul.

* Atualizado em 21.04.2020.